sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Que venha 2013...



Um balanço de 2012...
Não foi apenas o avanço tecnológico que marcou este milênio. As relações afetivas também estão passando por transformações.
O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem estar.
A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo.
Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém. Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alam gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.
Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dento dele mesmo, e não a partir do outro.
A amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Neste tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.
No sul da África existe um cumprimento que resume tudo isso. SAWABONA, que significa "Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante pra mim". E em resposta a este cumprimento dizemos SHIKOBA, que quer dizer "Então eu existo pra você".

Que neste 2013 possamos dizer mais o que sentimos... e respeitar mais o sentimentos dos outros.
SAWABONA!!!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

E Assim Tudo Começou...


No começo, era o nada...
Então alguém resolveu contar a origem de tudo. E assim nasceu a tentativa do homem de explicar a origem do Universo. E as religiões, preocupadas em dar respostas a seus fiéis, não poderiam deixar de formular suas respostas. “Como surgiu tudo? Como é a origem do planeta, das coisas, do homem? Sejam indígenas, africanas, orientais, novas ou antigas, todas as religiões terão respostas para isso.
Segundo a mitologia iorubá, no início dos tempos havia dois mundos: Orum, espaço sagrado dos orixás, e Aiyê, que seria dos homens, feito apenas de caos e água. Por ordem de Olorum, o deus supremo, o orixá Oduduá veio à Terra trazendo uma cabaça com ingredientes especiais, entre eles a terra escura que jogaria sobre o oceano para garantir morada e sustento aos homens.
Após Odùdùwa cumprir sua tarefa, os outros deuses vêm se reunir a ele, descendo dos céus graças a uma corrente que ainda se podia ver, segundo a tradição, no BOSQUE DE OLOSE, até há alguns anos.
ODÙDÙWA tornou-se o primeiro ONI (rei) de Ifé. Distribuiu seus filhos e os enviou para
criar novos e vários reinos fora de Ife Mais tarde os Orixás retornaram a Orum, deixando na terra seus conhecimentos e como deveriam ser cultuados seus toques, comidas e costumes, para que fossem cultuados pelos seus descendentes.

 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

8 de Dezembro...Dia de Oxum



É D´OXUM... 
A fé e o sincretismo uniram duas religiões durante a lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Aracaju (SE) no feriado deste sábado (08), dia da padroeira da capital sergipana, Nossa Senhora da Conceição. A Igreja Católica e religiões africanas se unem neste belíssimo festejo em homenagem a Oxum.
Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do Candomblé e Umbanda, religiões afro-brasileiras, no sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum, orixá das águas doces. Em Aracaju, a mistura de crenças marca a devoção que é colocada em prática durante a lavagem com água de cheiro das escadarias da Igreja Metropolitana.
Momento de fé e crença entres os que acreditam no poder supremo e além de nós. É possível sentir a energia do momento, pelas músicas entoadas dos fiéis e no bater dos atabaques, a dança, a alegria e o sorriso de todos que neste dia saem da sua rotina e aproveitam o feriado para colocar a mostra sua vertente religiosa...sem preconceitos. 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sankofa


Resgatar é preciso...fuçando o google descobri este símbolo. Minha identificação com seu design e principalmente com seu significado..."nunca é tarde pra voltar e apanhar o que ficou pra trás"... foi instantânea...faz pensar não é!?
Quanta magia, pensamento...reflexão num só símbolo!!!
Sou apaixonada por estas descobertas... conceito do povo akan, cujo território fica no país Ghana atual.
Utilizam um sistema de ideogramas chamado "adinkra"
Sankofa... é isto que este símbolo diz e representa!!!
E algum momento da nossa vida tenho certeza que deveríamos parar e pensar...será que não deixamos algo importante pra trás!? Seja lá qual foi o motivo, mas será que não deveríamos retornar!? Então...não só pra mim...mas par vocês também: SANKOFA!!!
Boa tarde!!!

Bjks...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Trajetória


Boa tarde!!!
É muito bom conquistar mais um canal para divulgar, explorar, compartilhar e acima de tudo aprender...sobre tudo que amo!!!
O vasto Mundo Afro e todas as suas influências, tendências...releituras e afins!!!
Aqui vou expor tudo que conheço, descubro, incorporo no meu dia a dia e também tudo aquilço que ainda quero saber
Começo aqui mais uma nova trajetória...mais um novo desafio!!!
Espero poder contar com vocês!!!
Sejam sempre bem vindos!!!

Obrigada!!!
Bjks...